Filosofia

Prof. Vinícius Sousa

O professor Vinícius, conhecido como Ciço, é encantado com as Ciências Humanas e com as Belas Artes. Apaixonado pela música e violonista clássico amador, Ciço é bacharel em Filosofia (UFMG), possui formação teórica em Psicanálise (AMAP), Mestre em Filosofia (UFMG) e doutorando em Filosofia na mesma instituição. Possui um interesse profundo em Antropologia, Epistemologia e Lógica. Na docência já trabalhou no Ensino Fundamental, Ensino Médio e em Pré-vestibulares, ministrando aulas de Filosofia e Sociologia. Atualmente leciona no Ensino Médio do Colégio Dona Clara em BH, no Pré-Vestibular Hexag-Medicina e se dedica à pesquisa em Filosofia Moderna.

Prof. Lucas Soares

O professor Lucas é graduado em Filosofia pela UFMG e Mestre em Filosofia Contemporânea pela mesma instituição. Professor de Ensino Médio e Pré-Vestibular em várias instituições, como Elite, Neurônio, Santo Agostinho, Coleguium, dentro outros.
Casado, pai de um filho (e outro chegando), ama sala de aula, tanto que largou o curso de Direito no 9º período para se tornar professor de Filosofia.

Prof. Helton Romualdo

O professor Helton Romualdo é um amante das Ciências Humanas, podcaster nos finais de semana e grafiteiro nos momentos vagos. Embora sua formação inicial tenha sido na área de TI, na qual atuou por alguns anos, foi nas Ciências Humanas que seu coração vibrou. O professor Helton, além de trabalhar com formação de professores da educação básica e de adorar uma boa prosa é Graduado em Filosofia, História, Mestre em Filosofia, doutorando em Filosofia e autor do livro “Sartre e a psicologia fenomenológica da imagem”.

GEOGRAFIA

Prof. João Marcelo

Antes de mais nada, ele gosta de ser chamado simplesmente de João! Coisas de um rapaz latino americano, nem tão rapaz assim! Formado em Geografia pela UFPE, também é graduado em Psicologia pela UFMG, o que acabou lhe proporcionando uma visão mais ampla dos processos de ensino/aprendizagem. Professor a mais de 25 anos,  passou por turmas de Ensino Médio, Fundamental e Pré-vestibular. É apaixonado pela sala de aula e atualmente, leciona na rede Eleva e Sistema Hexag. Acredita que a educação é uma das ferramentas mais importantes para a transformação da sociedade.

Na sua carreira profissional diz ter um divisor de águas, antes e depois de ter encontrado os três malucos apaixonados pela Geografia e fundar o Terra Negra! Afinal, como diria Raul Seixas “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, sonha que se sonha junto, é realidade”.

Prof. Juninho

Também chamado de Xú, o professor Juninho deve ser o mais zoado dentro do time do Terra Negra. Formado em Geografia pela UFMG, passou por outros cursos como Desing de Produdo na UEMG e Ciências Atuariais na PUC Minas. 

Apaixonado por dar aula, trabalha a mais de 15 anos no Colégio e Pré-vestibular Bernoulli em Belo Horizonte. Além disso, é colunista da Radio Band News BH, abordando várias questões de atualidades e política. Como ele mesmo diz, nas esquinas da vida encontrou mais três malucos da Geografia e decidiram montar o Terra Negra. Já fizeram várias expedições pelo Brasil e pelo mundo, o que o ajudou a consolidar a vivência da Geografia que leva para a sala de aula. Não perde uma oportunidade de viajar, mas só não fica mais tempo em lugares "pouco turísticos" por não conseguir ficar longe do seu maior amor, sua filha Valentina!

Prof. Percy

O professor Percy, ou ainda o "P da Geo", é graduado em Geografia pela UFMG. Se diz mestre em "Ciências Ocultas" nos butecos da vida! Ativo como professor desde 1998 em Pré-vestibulares e Colégios, em 2005 começou a lecionar no Pré-vestibular Bernoulli em BH, junto com os amigos Juninho, Vitinho e Celso. Aficcionado pela Geografia Física, é o "cara" das lousas mais caprichadas! Certo de que a educação muda a realidade das pessoas, sempre fala com os seus alunos: "só não passa, quem desiste"!

Prof. Vitinho

O professor Vitor Augusto, ou melhor "Vitin", tem sua formação em Geografia atrelada a UFMG. No Ensino Médio fez Informática Gerencial em Belo Horizonte e acabou trabalhando bastante tempo na área. Com o passar do tempo descobriu a Geografia, dentre outros motivos, por causa das aulas do João Marcelo… e adivinha só, hoje são amigos, sócios, e já trabalham juntos há mais de 10 anos!

Um dos maiores expedicionários do Terra Negra, aperfeiçou vários conceitos trabalhados em sala de aula em campo! Tem orgulho em falar que é o único professor do país, que no mesmo ano trabalhou em 3 das 10 melhores escolas do Brasil. Atualmente, continua trabalhando com alunos de excelência em BH no Colégio Bernoulli, junto com o Juninho, o Percy e o Celso.

HISTÓRIA

Prof.ª Babi

A professora Bárbara, ou melhor Babi, é formada em História pela UFMG. Em meio a muitas aulas em cursos pré-vestibulares em Belo Horizonte como: Pré-UFMG, Soma e Unimaster; ela foi atrevida e desafiou o tempo conciliando o trabalho e uma pesquisa na Faculdade de Educação da UFMG.  Depois de concluir o Mestrado em Educação Tecnológica mudou de vida e foi morar perto do mar. Em Aracaju trabalhou  como coordenadora pedagógica e professora do Curso G8. Continuou a desbravar o Brasil e foi morar em Caraguatatuba. Enquanto todas essas mudanças aconteciam, passou a prestar consultoria e ofertar cursos para professores de escolas parceiras da Somos. Além disso, ainda consegue tempo para escrever livros didáticos para redes educacionais, como a Pitágoras.

Alucinada por educação e História tem como grandes referências atuais Noah Yuval Harari, Noam Chomsky e Bell Hooks. Como ela mesmo diz: Felicidade na vida é um bom livro para ler perto do mar e recarregar as energias.

Prof. Celso Idamiano

O professor Celso é licenciado em História pela UFMG. Além de formar o time da História do Terra Negra é professor do Bernoulli Colégio e Pré-Vestibular em BH e autor do material didático da Editora Bernoulli. Apaixonado pela História do Brasil, curte pra caramba os autores Lilia Moritz Schwarcz e José Murilo de Carvalho. Quando sobra um tempinho, integra o time dos amantes da culinária aqui do Terra Negra e consome intensamente o noticiário do jornalismo esportivo, sobretudo do futebol.

Prof. Gabriel Verdin

O professor Gabriel Verdin é Mestre e Doutorando pela UFMG. Além de mandar super bem nas aulas aqui com a gente, trabalha no Colégio Santo Agostinho e no QI Pré-vestibular, ambos em Belo Horizonte. Tem experiência em pesquisa sobre Regime Militar no "Projeto Memórias Reveladas" vinculado á Comissão da Verdade e na área de História da Ciência.  Por ser apaixonado por cinema, escreveu um dos capítulos da 5a Edição do livro "História da Ciência no Cinema" - Fino Traço Editora.

Em meio a todo trabalho em sala de aula, ainda é colunista de Educação da Rádio Itatiaia BH. Mas quando sobra um tempinho aproveita para tocar um batera e fazer aqueeeele churrasquinho! Isso aí! O cara é apaixonado por rock clássico e picanha ao ponto pra mal passada.
 

Prof. Geraldo

O professor Geraldo começou o curso de Filosofia e depois migrou para a História na UFMG. Com essa formção que o GG se encontrou profissionalmente. Trabalhou em vários colégios e pré-vestibulares de Belo Horizonte como Bernoulli, Mais, G8, Anglo, Magnum. Atualmente leciona no Elite em BH e Elite Master de Sete Lagoas. Admirador da História do Brasil, é apaixonado por Vargas e tem como um de seus autores preferidos Hobsbawm, já que com ele, segundo o GG, a História se torna algo entendível. Mais recentemente tem levado uma vida também de atleta! Está sempre muito bem disposto para uma corridinha esperta!

Prof. Moisés

O Professor Moisés, vulgo Moisas, é apaixonado com os saberes das humanidades. Transitando entre História, Filosofia, Artes e Relações Internacionais é fascinado pelas intersecções das Ciências Humanas. Nas raras horas de ócio criativo ele abandona os pincéis e o quadro em troca das palhetas e da guitarra. Moisas é Licenciado em História (UFMG) e pasmem, já cursou alguns períodos de Engenharia Florestal (UFVJM). Além disso, já fez vários cursos de especialização em Filosofia, estudando autores como Heidegger, Foucault e Nietzsche. Atualmente, leciona em vários Pré- Vestibulares de Belo Horizonte e se dedica a pesquisa em Filosofia Política.

Prof. Rafael Verdin

O professor Rafael Verdin cursou História na UFMG. Trabalha atualmente no Colégio Elite, pré-vestibular Hexag-Medicina e no QI pré-vestibular.  Além da vasta experiência como professor, o Rafa também é colunista da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte no quadro “Café com ENEM”. Como um bom apaixonado pela História, nos momentos de lazer, assiste filmes, séries, documentários e joga videogames! Claro, os  jogos são relacionados aos principais temas históricos!  Amante da música, o Rafa também se arrisca a tocar guitarra e violão, inclusive já teve uma banda com seu irmão Gabriel Verdin...

 

Sociologia

Prof. David Catalunia

Pai do Gael, dono de casa e professor. Apaixonado por cozinha, hard core, Emocore, Rap e pagode, a cozinha e o fone de ouvido são meus melhores amigos. Se quiser me mandar mimos... aceito: Vinil, camisa de banda, comida e utensílios de cozinha.  
Formado em História pela UFOP, pós graduado em Educação pela PUC-RS, me apropriei dos estudos sobre sociologia da educação durante a graduação e desde então aprofundei e me fiz reconhecido como professor de sociologia e atualidades. Por acreditar numa educação plural e critica sou um dos membros fundadores do Calourologia, canal parceiro do Terra Negra na luta por uma educação mais cidadã e libertadora.
Puxa a cadeira, sinta-se num boteco [ou mesa de jantar], e bora conversar sobre o cotidiano as luzes das teorias sociais.