Terremotos no Brasil e as falhas nas placas tectônicas

Os terremotos no Brasil são estigmatizados como inexistentes ou muito fracos. O Terra Negra traz mais uma aula para mostrar a vocês que tem muita bobagem circulando na internet! Terremotos no Brasil são bastante comuns sim! Alguns gostam de dizer que o Brasil está no "centro de uma placa tectônica* (domínio intraplaca), ou seja, não possui terremotos em seu território.

#tectonismo #tectonicaglobal #terremotosnobrasil

Antes de mais nada, dá uma forcinha e se inscreva no canal! Isso nos ajuda muito! Deixa um like no vídeo tb! =D

Basicamente temos cinco origens de terremotos em território brasileiro.
1. Colisão Andina: Terremotos que são formados pela convergência (muitas vezes chamada de choque de placas) e consequente subducção que é responsável pela formação e crescimento da cordilheira dos Andes.
2. Reativação de antigos falhamentos: Estruturas rochosas no interior da placa sul-americana que foram deslocadas por falhas tectônicas.
3. Origem cárstica: Terremotos gerados pelo solapamento de grutas. As grutas/cavernas são muito comuns em territórios dominados pela litologia calcária.
4. Mineração: a utlilização de explosivos na mineração ou até mesmo o desabamento de minas subterrâneas podem ser a centelha de novas liberações de energia na forma de ondas sísmicas.
5. Construção de usinas hidrelétricas: a construção de usinas hidrelétricas é tradicionalmente (não sempre) acompanhada de grandes reservatórios de água. O sobrepeso de todo o reservatório pode gerar compactação de blocos rochosos abaixo dele e como consequência, liberação de energia que será propagada como ondas sísmicas.

Haja hashtag!
#TerraNegraNaVeia #Geografia #Atualidades #TerraNegra #YouTubeEdu #svbroficial #geografiaunicamp #geografiafuvest #geografiaenem #fuvest2020 #geografiafuvest #geografiaenem #revisaoenem #fuvest #unicamp #geografiadobrasil #geografiaunicamp #vestibularfuvest #vestibularunicamp #revisaounicamp #revisaogeografia #terremoto #dominiointraplaca

----------------------------------

📚 De onde veio essa tem muita mais, acesse e ganhe um período gratuito para testes:
https://www.terranegraonline.com.br/

----------------------------------

Qualquer dúvida crítica ou sugestão não se esqueça, estamos abertos via comentários do YouTube e também, redes sociais!

❤ Instagram: https://www.instagram.com/terranegrabrasil

💙 Facebook: https://www.facebook.com/TerraNegraBrasil

❗ Dá uma forcinha no nosso programa de apoiadores também: https://www.catarse.me/terranegra